Casa de Artes Helena Kolody

Espaço Cultural

07:16

Workshop de Dança

Postado por artes cênicas |



Foi realizado um workshop de dança com apoio da Casa de Artes Helena Kolody - filial Irati, com a bailairina e coreógrafa Silivia Mainieri, de Cascavel/Pr, com aulas de dança do ventre, dança de salão iniciante e avançada, de 12 a 16 de janeiro de 2010.

INFINITO Dança do Ventre

Eventos, aulas e oficinas

Silvia Mainieri - DRT 23387 - Bailarina e Coreógrafa

Tel: (45) 9107-0637

e-mail: s79mainieri@hotmail.com

07:08

Novo Site da Casa de Artes Helena Kolody

Postado por artes cênicas |


Acesse o novo site da CASA DE ARTES HELENA KOLODY


http://arteshelenakolody.no.comunidades.net


08:59

Casa de Artes Helena Kolody no Twitter

Postado por artes cênicas |



Siga a Casa de Artes Helena Kolody no TWITTER

https://twitter.com/casaarteskolody

Novidades e posts dos trabalhos mais recentes

18:39

Os Tons da Reminiscência

Postado por artes cênicas |


Peça teatral com texto e performance de Lucas Ruteski e Direção de Emerson Rechenberg - Casa de Artes Helena Kolody - 2009.


18:37

Seis personagens a procura de um autor

Postado por artes cênicas |


Peça realizada com os alunos do curso da Casa de Artes Helena Kolody (Irati), turma 2009.



17:57

A importância do Diretor Teatral

Postado por artes cênicas |

Diretor de teatro ou Diretor Teatral é o responsável por supervisionar e dirigir a montagem de uma peça de teatro, trabalhando diretamente a representação, decidindo a melhor forma de conjugar os diversos esforços da equipe de trabalho em todos os aspectos da produção. A sua função é assegurar a qualidade e integridade do produto teatral (a peça). Contactando os membros chave da equipe de trabalho, coordena o andamento das pesquisas necessárias, a cenografia, o guarda roupa, os adereços, desenho de luzes, sonoplastia, etc.

O encenador pode ainda trabalhar com o dramaturgo em obras cuja concepção é paralela à produção (work in progress). No teatro contemporâneo, é costume considerar o encenador como o principal autor da peça enquanto obra teatral (não retirando, a importância do dramaturgo, que é considerado um autor à parte - o texto é uma obra independente).

É o encenador que concebe a obra e toma as decisões necessárias para a sua concretização. Existem encenadores mais ou menos interventivos, democráticos ou autoritários, dependendo da filosofia própria da companhia teatral em questão.

17:50

Retrospectiva 2008 - Irati

Postado por artes cênicas |


 

O ano de 2008 marca a inauguração da sede Irati da CAHK, em parceria com o Centro Cultural Clube do Comércio. A partir de julho, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

CURSOS:


Curso Livre de Teatro - Turma de Iniciantes e Teatro para Crianças

WORKSHOPS:
Olhar Fotográfico - com duas edições, em setembro e novembro, sob a coordenação da fotógrafa e jornalista Isabelle Neri
Maquiagem Artística e Social - também com duas edições - outubro e dezembro, sob a coordenação da maquiadora Juliane Friedrich.

EVENTOS:
Sábado Cênico - lançamento do projeto que pretende levar montagens teatrais, foi inaugurado com duas peças: Comer e Aprender (infantil) e A Peleja do Rico contra o Dono do Inferno (setembro).

TEATRO:
Sonhos em Conserva - montagem com os alunos do Módulo Avançado do Curso Livre de Teatro - Casa da Cultura(novembro e dezembro)
Arquitruque - montagem com os alunos do Módulo Iniciante do Curso Livre de Teatro - Centro Cultural Clube do Comércio (dezembro)
A viagem de um Barquinho - montagem com os alunos do Curso de Teatro para Crianças - Centro Cultural Clube do Comércio (dezembro)
As Últimas Flores que Colhi - montagem profissional com Emerson Rechenberg (dezembro)

17:40

Breve Histórico - Memórias do Subterrâneo

Postado por artes cênicas |


A idéia de adaptar e montar Memórias é antiga. Coisa de dez ou onze anos. O conto escrito por Dostoievski em 1864, numa revista, sempre me instigou. Tomei contato com a obra quando dava meus primeiros passos como encenador, e desde então acalentei o desejo de levá-la à cena. Porém, isso só foi possível em 2005, por conta do espaço que dispunha na Casa de Artes Helena Kolody. A partir dessa facilidade, comecei a esboçar o que seria o cenário, ou seja, o porão que sempre imaginei. Esse porão abrigaria o personagem e seria o ponto de encontro entre a peça e o público.

Iniciei a adaptação ou a transposição do texto no início de 2005. Um trabalho de meses, pois se fazia necessário ouvir cada palavra, perceber como soavam sendo ditas, ao invés de lidas. Por volta de julho estávamos com a versão final concluída e na mesma época concluimos a construção do cenário. Estreamos em setembro e realizamos a temporada até dezembro.

2006 - "Ano novo, vida nova." O velho ditado serviu também para o Memórias. Toda a equipe antiga tomou seu rumo e sobraram apenas o cenário e eu. Por conta disso, viagens foram canceladas, apresentações remarcadas. Voltávamos à estaca zero. Conclui que era preciso retomar o projeto. Convidei alguns atores, que por diversos motivos declinaram do convite. Resolvi que mesmo sendo limitado, eu próprio faria a peça. Dias depois da decisão fui procurado por alguém interessado em faze-la; Ade Zanardini, ator que já havia realizado outras montagens sob minha direção, Colônia Penal em 2001 e O Vale das Percepções em 2002.

A partir daí iniciamos a árdua tarefa de decorar o texto e remontar o trabalho, assessorados por uma nova e motivada equipe. Agora, há uma semana da estréia, de antigos sobramos apenas o texto, o cenário e eu. O restante foi reoxigenado, repensado e refeito. Temos portanto um Memórias novinho em folha, o que comprova uma antiga crença minha: nada é mais importante que a obra. Os nomes que a realizam não importam.

Aproveito para agradecer o empenho de todos os envolvidos nessa nova etapa. O subterrâneo pulsa, novamente.

Na sequência escreveremos muito mais sobre os ensaios e sobre todo o processo. Por hora, aviso da temporada: de 22 de junho a 22 de julho, de quinta à sábado as 21h e domingos às 19h. Local: Casa de Artes Helena Kolody - Brigadeiro Franco 3625 - Rebouças - Fone 41 33346981.

Emerson Rechenberg

Extraído do BLOG  - http://memoriasdosubterraneo.zip.net/

17:34

Ermitão em meio ao público

Postado por artes cênicas |





Memórias do Subterrâneo é a primeira de uma série de cinco espetáculos que farão temporada no Teatro Cleon Jacques até o final de 2007. As montagens foram aprovadas pelo Edital de Teatro e Circo e de Residência em Dança de 2006, da Fundação Cultural de Curitiba. “Retomamos o espaço com uma programação anual já definida. A intenção é realizar uma triagem de companhias profissionais com um trabalho experimental, mas sólido, de modo a recuperar o prestígio do Cleon Jacques”, diz Beto Lanza.

A montagem de Emerson Rechenberg já fez cinco temporadas em Curitiba desde sua estréia, em 2005. Também participou de festivais no interior do estado e cumpriu três meses de exibições em São Paulo.

Rechenberg considera a adaptação do conto homônimo de Dostoievski a mais completa que já fez. Levou oito meses testando frase por frase com o primeiro ator da montagem, Nawbert Cordeiro (que recebeu o Prêmio Gralha Azul de 2005 pela atuação).

Agora, quem encarna o ermitão irônico, suscetível e rancoroso, fechado em um mundo à parte, é Ade Zanardini. Ao encenar o monólogo, ele é fiel ao texto do autor russo. “Não mudei palavra nenhuma, apenas enxuguei alguns trechos para obter um espetáculo de pouco mais de uma hora”, conta Rechenberg.

Para o diretor, a temporada no Cleon Jacques tem significação especial. “Fui aluno de Cleon na faculdade (no Curso Superior de Artes Cênicas do Centro Cultural Teatro Guaíra/PUC, atual Faculdade de Artes do Paraná). Além disso, foi aqui que apresentei Colônia Penal, em 2001”, conta.

Caderno G - Gazeta do Povo - Curitiba/PR - Publicado em 08/08/2007


14:09

Teatro

Postado por artes cênicas |


Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Teatro é também o termo usado para o local onde se apresentam jogos, espectáculos dramáticos, onde se fazem reuniões, shows, etc. (fonte: Wikipédia)


13:41

Emerson Rechenberg - Histórico

Postado por artes cênicas |



Diretor, ator, cenógrafo, iluminador e professor de teatro. Sócio e Coordenador Artístico da Casa de Artes Helena Kolody. Recebeu o Troféu Gralha Azul 2001 na categoria Diretor Revelação e o Troféu Gralha Azul 2006 na categoria cenário, sendo este prêmio o maior no Paraná em Artes Cênicas. Formado pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná) em Artes Cênicas, realizou diversos workshops na área artística e foi jurado em festivais de teatro. Dirigiu 37 peças teatrais até o momento.







EMERSON RECHENBERG - sócio e coordenador artístico da Casa de Artes Helena Kolody realiza cursos de teatro como professor nesta empresa e workshops em várias cidades brasileiras.
 


Contato: (42) 9141-5565

e-mail: cahkirati@hotmail.com

BLOG 2: http://casahelenakolody.zip.net



 

13:06

Conversas em Lata

Postado por artes cênicas |


Peça teatral dirigida por Emerson Rechenberg em Irati.

12:59

Helena Kolody

Postado por artes cênicas |

Biografia - Helena Kolody

Helena Kolody (Cruz Machado, 12 de outubro de 1912 — Curitiba, 15 de fevereiro de 2004) foi uma poetisa brasileira.

Seus pais foram imigrantes ucranianos que se conheceram no Brasil. Helena passou parte da infância na cidade de Rio Negro, onde fez o curso primário. Estudou piano, pintura e, aos doze anos, fez seus primeiros versos.

Seu primeiro poema publicado foi A Lágrima, aos 16 anos de idade, e a divulgação de seus trabalhos, na época, era através da revista Marinha, de Paranaguá.

Aos 20 anos, Helena iniciou a carreira de professora do Ensino Médio e inspetora de escola pública. Lecionou no Instituto de Educação de Curitiba por 23 anos. Helena Kolody, segundo o que consta em seu livro Viagem no Espelho, foi professora da Escola de Professores da cidade de Jacarezinho, onde lecionou por vários anos.

Seu primeiro livro, publicado em 1941, foi Paisagem Interior, dedicado a seu pai, Miguel Kolody, que faleceu dois meses antes da publicação.

Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná, e praticava principalmente o haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo. Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.

Foi admirada por poetas como Carlos Drummond de Andrade e Paulo Leminski, sendo que, com esse último, teve uma grande relação de amizade pessoal e literária.

* A Casa de Artes Helena Kolody leva este nome em homenagem à poetisa.



07:16

Fotos

Postado por artes cênicas |





Trabalhos realizados pelo diretor, ator, cenógrafo e iluminador Emerson Rechenberg.




06:49

CURSO INTENSIVO DE TEATRO

Postado por artes cênicas |

A Casa de Artes Helena Kolody promove de 25 de janeiro a 13 de fevereiro de 2010 mais uma edição do CURSO INTENSIVO DE TEATRO, para iniciantes, a partir de 13 anos.

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, no Centro Cultural Clube do Comércio e serão ministradas pelo diretor, cenógrafo e iluminador Emerson Rechenberg.Maiores informações e reservas, pelo telefone 9141-5565 ou na secretaria do clube.

*VAGAS LIMITADAS.

 

BLOG: www.casahelenakolody.zip.net

e-mail: cahkirati@hotmail.com

 

Próximas atividades:

 

MATRÍCULAS ABERTAS

Curso Livre de Teatro - Turmas Iniciantes e Intermediárias

·         Módulos de 4 meses;

·         Professores graduados;

·         Turmas para Jovens e Adultos;

·         Montagem de conclusão de módulo gratuita;

·         Sem taxa de matrícula;

  

Centro Cultural Clube do Comércio

Casa de Artes Helena Kolody

Rua XV de Julho – 310 – Centro

Irati – PR

maiores informações pelo fone(42) 3907 3158.

 

05:42

Casa de Artes Helena Kolody

Postado por artes cênicas |



A Casa de Artes Helena Kolody desenvolve desde 2003 atividades ligadas à diversas manifestações artísticas, com ênfase na área teatral. Destaca-se pela pesquisa de encenação e pelo diálogo com o espaço cênico e a relação palco-platéia.

Desde sua inauguração abrigou montagens como Restos Imortais (2004), Pompéia e Herculano (2005), A fuga (2006) e Memórias do subterrâneo, que estreou em 2005 e continua em cartaz. Todas as montagens são assinadas pelo instrutor do curso.


Matriz - Curitiba - Paraná

Filial - Irati - Paraná

Subscribe